O Gerente Treinador

Provavelmente, profissionais em cargos de liderança já ouviram algo sobre “Coaching” ou “Gerente-Treinador” pelo menos uma meia dúzia de vezes. Muitos já reconhecem a importância deste conceito para obter sucesso nos negócios e na carreira de executivo ou empresário. Mas como transformar este conceito em resultados parece ser a resposta que milhares de pessoas têm procurado no mundo todo…

Só nos Estados Unidos, cerca de 15 bilhões de dólares são gastos anualmente com treinamentos sobre liderança, envolvendo os conceitos de “Coaching”.

Paul Severino, presidente da Bay Networks, uma empresa de 1,3 bilhão de dólares na Califórnia, define liderança assim: “Ter uma visão de como será o futuro e agir para concretizar essa visão.” O que parece estar meio embassada é esta visão de como será o futuro, na prática da liderança cotidiana. E agir com a visão embassada é muito difícil.

Pesquisas têm demonstrado que, aproximadamente, 70% dos acontecimentos que geram a insatisfação dos clientes estão relacionados ao mau atendimento pessoal e baixo nível de qualidade dos serviços. Hoje em dia, o que realmente faz a diferença para o cliente é o nível dos serviços prestados e o atendimento recebido no contato com o pessoal da empresa. Estamos na Era do Serviço ao Cliente e toda visão empresarial deve considerar essa realidade. E todo empresário deve preparar seus funcionários a agir de modo a concretizar a visão empresarial.

Muitos já reconhecem a Era do Serviço ao Cliente e enfatizam sua importância em seus discursos, suas declarações de missão e até onerosamente em seus comerciais de televisão no horário nobre. O problema é que quando o cliente experimenta o serviço ou atendimento na prática, o atendente não sorri como na propaganda, o vendedor parece irritado com as perguntas do cliente, enquanto os técnicos reclamam do patrão e da companhia.

É aí que entra a figura do Gerente-Treinador, fazendo acontecer para que a visão empresarial se concretize na Era do Serviço ao Cliente. Se você quer ter sucesso em sua carreira de líder, em um mercado onde o serviço é o diferencial estratégico mais poderoso, primeiro deve entender e divulgar a visão de Serviço ao Cliente. Depois disso, deve exercer o seu papel de “Gerente-Treinador”. Sabendo que o maior impacto sobre a motivação de alguém vem do superior imediato da pessoa, ninguém melhor para treinar seus funcionários e estimular uma mudança de comportamento positiva do que você mesmo, exercendo, na prática, o conceito de Gerente-Treinador, fundamental para uma liderança eficaz.

Você verá resultados incríveis quando começar a mostrar constantemente o seu compromisso em desenvolver seus funcionários, ajudando-os a lidar com os Clientes, de forma positiva e produtiva. Eles reconhecerão a sua dedicação em treiná-los e responderão com serviço de qualidade.

Você terá funcionários e clientes mais satisfeitos, uma maior realização profissional de sua parte e melhores resultados organizacionais.

Lembre-se: O “Gerente-Treinador” constitui o perfil do líder do próximo século, onde suas habilidades de administração e de treinamento serão alavancas impulsionadoras para a sua carreira e para os negócios de sua organização. Encontre os recursos certos, desenvolva seus talentos e inspire a motivação das pessoas para o diferencial estratégico definitivo: Serviço ao Cliente.

 

 

Fábio Marques
www.fabiomarques.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s