O passado é meu professor e o futuro meu pastor.
O passado me mostra os erros e acertos e suas respectivas consequências, deixando ainda algumas para quando o futuro tornar-se passado também. Com isso, percebo o quanto eu estava certo e o quanto eu estava errado em tantas coisas. Percebo, com extrema clareza, as convicções infundadas e as certezas sem mérito. Percebo também, com alegria e reforço da minha fé, como a “sorte” me acompanhou em tantos momentos em que minha sabedoria não bastava. Vejo e aceito, com um banho de humildade, o universo de conhecimento que eu desconhecia quando parecia tão instruído.
O futuro é meu pastor, porque reforça minha fé, minha esperança, minha crença na possibilidade, na oportunidade de ter dias suficientes pela frente, para fazer valer minha vida, meus talentos e meus sonhos, no desejo pretencioso de fazer alguma diferença positiva neste mundo, mesmo reconhecendo minha infinitamente pequena existência frente ao Cosmos.
E entre o passado e o futuro está o AGORA, onde decido, onde vivo, onde arrisco, onde perdoo e onde começo e recomeço, onde dou o primeiro passo, onde enfrento meus medos e encho meus olhos de brilho e coragem. É nessa faísca do PRESENTE, nessa linha tênue entre o passado e o futuro, entre o professor e o pastor, que escolhemos como viver a nossa vida, como sentir o que sentimos e o que fazer a partir de AGORA. Em uma fração de segundo, o futuro será meu novo presente e o meu agora presente será o meu mais recente passado. E rezarei, por todos os dias do meu futuro, para que meu presente não tenha passado sem minha mais amorosa atenção ao AGORA.
Decido amar AGORA, perdoar AGORA, sorrir AGORA, decidir AGORA, começar AGORA, VIVER AGORA, aceitando assim o PRESENTE de simplesmente SER eu mesmo!
Saúde e Sucesso, AGORA e SEMPRE…
Fábio Marques